Header Ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dica da semana: Meme Miner

Se você é um daqueles tradutores que usam a Wikipedia para encontrar ou comparar tradução de termos, seus esforços acabaram. Isso mesmo, agora não é mais necessário acessar página por página procurando a versão em inglês, espanhol, francês, alemão, búlgaro ou whatever daquele termo que tem te deixado parado no mesmo lugar há horas e horas. Com o Meme Mimer, desenvolvido e criado por  Fred Rocha, a pesquisa de conceitos equivalentes em outras línguas a partir de suas ocorrências na Wikipedia ficou muito mais fácil, especificamente em quatro passos: basta selecionar o idioma de partida, inserir o termo ou expressão que deseja saber o equivalente, selecionar o idioma de destino e clicar em “Ask” para fazer a busca na Wikipedia. Se o termo existir (tentei alguns que não deram certo, o que significa que não existe ainda artigo a respeito), então aparecerá também uma breve descrição, que geralmente é o primeiro parágrafo do artigo.


No exemplo abaixo, pedi o equivalente do termo “river basin” em inglês para português, cujo resultado foi “bacia hidrográfica”. Nesse caso, a resposta foi acertada, pois não podemos confiar em tudo que a Wikipedia diz. 

Clique na imagem para ampliar.

Gostou? Então fique ligado, porque na próxima semana darei outra dica muito parecida. Para não esquecer, assine nosso feed e receba por email uma notificação sobre a postagem!



Nenhum comentário