Header Ads

Trigonal Plana e afins

Por Luiz Andrade 



"A geometria é uma ferramenta preciosa para entendermos o universo. Ela nos ajuda tanto a descrever a grandeza cósmica das órbitas planetárias quanto nos auxilia na visão do inimaginavelmente pequeno das formas das moléculas."

Isso mesmo leitor, a geometria é importante sim! E no tocante ao assunto de hoje: A Geometria molecular. Será que você entrou no blog certo? Isso é química. Peraí, não era um blog sobre tradução? Claro que é. Às vezes temos dois assuntos tão intrinsicamente diferentes que não podemos imaginar uma relação entre eles. Eis que a criatividade de um grupo de TI especializado em ferramentas para a web criou o VisuWords, o que eles chamam de um dicionário gráfico em linha. Definição essa que não cobre a extensão da funcionalidade desse dicionário/thesaurus.



Nele você encontra não só definições, mas também um conjunto de linhas de relação entre palavras, como se fosse um teia neural, ou ao meu ver, uma grande molécula repleta de elementos. É interessante perceber como as diferentes palavras se relacionam e como há ligações entre palavras completamente desconexas. (Assim como a Química e a Tradução) . Uma vez que a teia de palavras ou a molécula de palavras e definições está feita é possivel expandir as ramificações, arrastar a teia para melhor visualizar algum detalhe e modificar seu formato à seu gosto.

A legenda ao lado explica as diferentes relações entre palavras e é tudo bem fácil de ser entendido.

Para a química sua utilidade pode ser duvidosa, mas para a Tradução certamente é muito útil. Porque oferece um artíficio muito útil para essa atividade: opções. Não se trata apenas de uma definição únivoca e simples. E sim de uma gama de opções e variadas possibilidades. Para aquele adjetivo díficil de se encontrado, um substantivo complicado e outro detalhe mínimo, mas crucial.

Fica aí a dica. Para aqueles que gostam de Química ou não, mas que certamente adoram um bom (e por que não divertido) dicionário.

Um comentário

naponeon. disse...

Luiz! eu digo muito obrigada twice! tinha um tempão que eu vinha procurando esse dicionário! esbarrei com ele uma vez mas nunca mais encontrei de novo desde então! de fato, atesto sua qualidade e dinâmica. é muito interessante!

Tecnologia do Blogger.