Header Ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fontes

Por Luiz Andrade


Seria difícil imaginar o ofício da tradução sem as diferentes fontes de pesquisa, dicionários ou qualquer tipo de troca de informações. Certamente as novas tecnologias mais facilitaram do que prejudicaram a vida dos tradutores. Há quem acredite que a Internet pode ser uma fonte não tão confiável em relação a outras ferramentas de pesquisa devido ao número quase infinito de possibilidades no que diz respeito tanto à quantidade de informações quanto a diversidade de ferramentas de busca. E também por ser quase como uma terra-sem-lei onde pode se dizer qualquer coisa, explicar qualquer matéria em puro anonimato. Autores chegam a criar verdades, inventar teorias e até mesmo mudar o significado de palavras e expressões. Por outro lado, o mesmo número quase infinito de possibilidades no que diz respeito tanto à quantidade de informações quanto a diversidade de ferramentas de busca é o que torna a Internet uma útil ferramenta para trabalhos de pesquisa, busca por textos paralelos ou definição de expressões e palavras. Com tantas opções disponíveis cabe ao tradutor julgar a validade da informação e buscar apenas fontes confiáveis.


Segue uma lista com alguns dicionários, compêndios e glossários:


2 comentários

Janaina de Aquino disse...

esse tópico é de muita ajuda! e como ele mesmo se auto-explica, deve ser usado corretamente!

aliás, como foi bem colocado, a Internet tem, sim, uma função importantíssima na vida de um tradutor mas é também apenas mais uma fonte como qualquer outra, passível de revisão e "tiradas de prova real"

façamos todos bom proveito das informações fornecidas e aproveitemos essa ótima iniciativa do Luiz para darmos continuidade 'a longa vida (útil) do blog!


Janaína.

Ana Flávia Lucas disse...

"ótima iniciativa"..demais! eu, um tanto leiga no assunto, me divertir bastante nos endereços postados.

realmente toda e qualquer informação deve ser revisada, até porque verdades nunca são universais.

e sim! a internet é uma terra sem lei. porém há domínios que possuem regras de controle de qualidade, diria. é só está atento.

obrigada.
=]