Header Ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana de Línguas Europeias

Com o mote, "As línguas são um tesouro, venha se enriquecer!", o Goethe-Zentrum Brasília, a Aliança Francesa, a Cultura Inglesa e o Instituto Cervantes estão promovendo a Semana de Línguas Europeias deste ano em Brasília, em apoio, junto com a União Europeia, ao Dia Europeu das Línguas, uma festividade, comemorada anualmente no dia 26 de setembro, em prol da "riqueza e a diversidade linguística do Velho Continente, onde mais de 200 idiomas são praticados cotidianamente".

Não sei se já comentei aqui, mas compartilho a ideia de que o saber inglês como segunda língua já não é mais suficiente, visto que a crescente globalização, a expansão dos mercados e o estreitamento comunicativo entre os povos facilitado pela Internet têm exigido cada vez mais o conhecimento de outros idiomas. Além disso, conforme assinalado no artigo disponível no portal do Goethe-Zentrum Brasília, quando aprendemos um outro idioma, nos permitimos conhecer a realidade de outros povos. Aqueles que já falam um ou mais idiomas já devem ter sentido que mudaram um pouquinho de personalidade. Bom, pelo menos parece existir respaldo científico para isso. O filosófico é que quando falamos outra língua, aprendemos sobre sua cultura, experimentamos e muitas vezes a incorporamos, benevolentemente, como forma de crescimento pessoal. No fim, aprendemos sobre e como conviver com as diferenças e a sermos tolerantes.

Na Semana de Línguas Europeias de Brasília esse ano, que ocorrerá de 26 a 30 de setembro, você terá a oportunidade de experimentar a uma só vez, ainda que um dia de cada vez ao longo de uma semana, o encontro amigável e destinado ao diálogo entre algumas línguas representantes da diversidade linguística presente na Europa.

Com isso em mente, confira a seguir a programação, que inclui mostra de filmes, aulas demonstrativas e um show de jazz franco-germânico-brasileiro.

Aulas demonstrativas cruzadas:

Segunda-feira, 26 de setembro (19h30–21h): aula de francês no Goethe-Zentrum Brasília 
Terça-feira, 27 de setembro (19h30–21h): aula de alemão na Cultura Inglesa 
Quarta-feira, 28 de setembro (19h30–21h): aula de inglês no Goethe-Zentrum Brasília 
Quinta-feira, 29 de setetembro (19h30–21h): aula de espanhol na Aliança Francesa

Os interessados nessas aulas, devem se inscrever via e-mail ou telefone, no instituto da língua escolhida: Aliança Francesa para o francês, Cultura Inglesa para o inglês, Goethe-Zentrum Brasília para o alemão, Instituto Cervantes para o espanhol (confira abaixo uma lista das escolas com endereço, telefone e email para contato).

Mostra de filmes:

Segunda-feira, 26 de setembro (19h30): filme alemão Conexão Kebab na Aliança Francesa
Teça-feira, 27 de setembro (19h30):  filme inglês Espanglês no Goethe-Zentrum Brasília 
Quarta-feira, 28 de setembro (19h30): filme espanhol Habana blues na Cultura Inglesa 
Quinta-feira, 29 de setembro (19h30): filme francês L’esquive no Instituto Cervantes

O show de jazz franco-germânico-brasileiro será realizado dia 30 de setembro, às 20h, na Escola de Música de Brasília.

Para mais informações, acesse:


Sobre as escolas:

Aliança Francesa: 
SEPS 708/907, lote A
Tel. 61 3262 7600

Cultura Inglesa:
SEPS 709/908, Bl. B
Tel. 61 3244 5650

Goethe-Zentrum Brasília:
SEPS 707/907, Conjunto F
Tel. 61 3244 6776

Instituto Cervantes: 
SEPS 707/907, Conjunto D
Tel. 61 3242 0603

Nenhum comentário