Header Ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curso de Técnicas, Teorias e Práticas de Tradução (Inglês - Português).


Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) oferecerá curso de pós-graduação Lato Sensu de Técnicas, Teorias e Práticas de Tradução (Inglês - Português) de 26 de março a 09 de julho de (1º Período), às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h15, totalizando uma carga horária de 383,5 horas, distribuídas em 3 semestres letivos.

O curso é de especialização, sendo destinado a tradutores com alguma experiência no mercado e/ou com formação sistemática (resultante de educação em instituição reconhecida) e graduados portadores de certificados de cursos de formação em tradução ou formação acadêmica na área. As aulas serão ministradas na Unidade Gávea. Confira o programa:

Programa

Etapa I

Instrumental (56h)
·  Português: Estilo
·  Fundamentos de Terminologia para Tradutores
·  Introdução à Teoria da Tradução

Prática Continuada (70h)
·  Tradução de Textos Empresariais
·  Tradução de Literatura de Massa
·  Tradução Técnico-científica
·  Tradução de Textos da área de Saúde
·  Tradução de Informática

Etapa II

Fundamentação Conceitual (129,5h)
.  Questões Teóricas de Linguagem e Tradução
.  Terminologia
.  Crítica de Tradução
.  O processo editorial e a tradução
.  História da Tradução
.  Tecnologias para Tradução
.  Questões de Língua Portuguesa na Tradução
.  Metodologia do Trabalho Científico

Prática Tradutória Avançada (128h)
Versão
Tradução Literária
Tradução Jurídica
Tradução de Textos Institucionais
Projeto de Interesse

Etapa III

Monografia*

Observação:
1. 
Um ou mais módulos poderão ser ministrados com atividades online, na modalidade semipresencial ou na modalidade a distância. Não mais do que 30% da carga horária total será ministrada nessas modalidades. 
2. O módulo de desenvolvimento do Projeto de Interesse incluirá atividadesonline e de trabalho em equipe.

*Para concluir o curso de Especialização, o aluno deverá elaborar uma monografia, apresentá-la perante banca, conforme descrito no Regimento dos Cursos de Especialização da PUC-Rio, o qual será detalhado no Regimento do Curso a ser distribuído aos alunos na ocasião de seu ingresso.

As inscrições podem ser feitas até 09 de março de 2012 mediante pagamento da taxa de R$40,00 pela internet, Central de Atendimento (0800 970 9556) ou presencialmente (comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em qualquer uma das unidades: Gávea, Centro, Barra e Caxias).



---

O Departamento de Letras da PUC-Rio forma Intérpretes de Conferências desde 1971, sendo a primeira instituição brasileira a oferecer preparação formal na área. O curso forma profissionais com inquestionável reconhecimento no mercado brasileiro; vários, inclusive, com atuação de destaque até mesmo em importantes organismos internacionais.

Nenhum comentário