Header Ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 recursos para turbinar suas pesquisas no Google



✎Por Janaina de Aquino*

Paulo Rónai, um dos mais marcantes tradutores e estudiosos do português brasileiro, em sua obra Escola de Tradutores, na qual aborda os mais diversos aspectos de tradução, mais precisamente no capítulo "Andanças e experiências de um tradutor técnico", fala sobre a insuficiência dos dicionários bilingues da época e, para driblar o inconveniente, como começou a colecionar catálogos, folhetos de propaganda, anúncios que usou “não somente na versão de textos técnicos e comerciais, mas também na de obras exclusivamente literárias” (p. 134-137).

Com isso, Rónai nos ensina a importância de "saber onde procurar a terminologia de cada assunto". Ele tinha como princípio "nunca recusar nenhum trabalho porque fosse difícil: se outro podia executá-lo, eu também havia de dar um jeito" (p. 136-138).

Mas isso era em meados dos anos 1950. A internet ainda estava sendo desenvolvida em ambiente acadêmico com o financiamento do Departamento de Defesa dos EUA em 1958 e só foi consolidada no Brasil em 1998, mesmo ano de lançamento do Google que, hoje, assume posição dominante como ferramenta de buscas no meio virtual. 

Em pleno 2017, para pesquisar um termo, Rónai provavelmente recorreria ao Google, tal qual o faz muitos tradutores da atualidade. O que poucos sabem é que o provedor de busca dispõe de uma série de recursos que ajudam (e muito) na hora de filtrar os resultados de pesquisa. Como já uso um monte deles há alguns anos, resolvi compartilhar com vocês. Se você conhecer algum que não estiver nesta lista, poste nos comentários!

1. Encontre resultados mais relevantes com o "Verbatim"


Cansado de uma penca de resultados de pesquisa irrelevantes? Então, experimente o recurso "Verbatim" do Google.

Este recurso retorna resultados para o termo exato que você pesquisou, descartando qualquer entrada com ortografia similar ou palavras ou frases relacionadas.

Para usar o Verbatim, pesquise como de costume e selecione Ferramentas de pesquisa > Todos os resultados > Verbatim na página de resultados.



2. Use aspas para encontrar termos ou frases exatos


Eu uso este "artifício" há pelo menos uma década e garanto que funciona. Funciona com palavras e frases - sem erro. Por exemplo, quando você pesquisa por tennis racket sem aspas, o resultado da pesquisa retorna tanto páginas com a palavra tennis quanto racket. Ao pesquisar o termo entre aspas, o resultado será o termo exato. No caso de frases, opte para que não seja muito longas.




3. Encontre alternativas usando OU


Insira OU entre os termos que você deseja pesquisar como alternativas ao invés de repetir o processo para cada um deles.
Exemplo: maratona OU corrida



4. Exlclua termos da pesquisa


Insira o sinal de menos antes dos termos que você não quer que apareça nos resultados da sua pesquisa. Por exemplo: -badminton tennis racket. A pesquisa retornará tennis racket mas não badminton racket.

5. Economize tempo com definição instantânea de palavras


Digite defina: e em seguida o termo ou abreviatura que você deseja pesquisar e o Google exibirá uma lista de definições. Em alguns casos, também funciona digitar apenas o termo e o resultado será o primeiro do topo. 



6. Defina um intervalo numérico


Insira dois pontos finais (sem espaços) entre dois números para delimitar um intervalo numérico.
Exemplo: Wilson Blade 93..104
Com isso, serão exibidos produtos com modelo entre 93 e 104.



7. Use o asterisco como curinga


Voce pode usar o asterisco como curinga para substituir quaisquer termos dentre uma série de termos específicos.
Exemplo: "o maios * do mundo".

8. Busque por termos similares


Insira o sinal de til ~ antes de qualquer termo e o Google mostrará resultados para aquele termo exato ou outro termo com significado similar.
Exemplo: tennis ~lessons
O resultado será tennis lessons, mas também tennis classes, tennis instruction e assim por diante.

9. Limite resultados a uma página em particular


Digite site: e em seguida o endereco da página na qual você deseja delimitar os resultados da sua pesquisa.
Exemplo: site:tennis.com "tennis racket".



10. Limite resultados a um idioma em particular


Talvez uma das dicas mais relavantes para tradutores seja a possibilidade de pesquisar um idioma específico no Google. Para isso, digite o termo que deseja pesquisar e insira inurl: e em seguida o código do país. 
Exemplo: gatos inurl:de. 
O resultado será do termo gatos em alemão.

Para conferir lista de códigos por país, clique aqui.


★★★



*Texto Adaptado. Leia postagem original aqui.

Um comentário

Lilian Oliveira disse...

Muito legal e útil, como sempre! Apenas quero compartilhar, com relação a buscar termos em outro idioma, que também é bem prático alterar em "configurações", "idioma", e selecionar o idioma desejado. E a opção de livros/ books/ libros..., também é útil para encontrar publicações com o determinado termo que se deseja confirmar (uso/aplicação).