Dica da semana: ManyThings.

Como tradutora, considero esses veículos de comunicação, tanto quanto os livros e as músicas, importantes como forma de reciclagem contínua para aqueles que não têm oportunidade de se comunicar pessoalmente ou em tempo real com falantes nativos do idioma que estão aprendendo ou com o qual trabalham.
Em especial no caso dos jornais de língua inglesa, posso dizer, baseada em uma pesquisa que fiz há um ou dois anos, que são excelentes também para a aquisição de vocabulário informal. Sim, informal. Ao contrário dos jornais brasileiros - se isso ocorrer em outros idiomas, por favor, me avisem - não existe toda essa formalidade quanto ao tom redacional da notícia. Lembro que, à época da minha breve pesquisa, fiquei abismada - para não dizer encantada - com a presença de inúmeras expressões e palavras que, no momento da tradução, precisam ser substituídas por outras mais formais. Assim que puder, publicarei esse trabalho aqui.
Nesse sentido, conciliando a ideia de praticar e aprender um determinado idioma, gostaria de apresentar, para aqueles que o desconhecem, o Many Things, uma página, ela própria se autoproclama, interessante para estudantes de inglês como segunda língua.
O Many Things, deliciosamente livre de propagandas e anúncios, possui uma série de recursos, como jogos de palavras, quebra-cabeças, provérbios, gírias, anagramas, criador de sentenças aleatórias, vocabulário, gramática, e, entre muitos outros, o que mais gosto: uma seção para ler e ouvir um texto. Narrada no formato de áudio .mp3, é possível ler e ouvir sobre diversos assuntos, incluindo saúde, meio ambiente, fatos e até discursos de Barack Obama. As gravações têm durações variadas, de 50 segundos a 15 minutos. Eu descobri a página na época que pesquisava sobre as diferenças entre o inglês britânico e americano, tendo encontrado o excelente texto American and British English. Aproveite para ouvi-lo aqui e explorar os outros textos.
Espero que gostem!
Gostaria de alguma dica sobre algum assunto em especial? Mande um email para nós: ecosdatraducao@gmail.com.
Nenhum comentário
Postar um comentário