Porque não usar Gmail ou GoogleDrive para documentos confidenciais
Muitos entre vocês devem usar tecnologia em nuvem para armazenamento de arquivos, incluindo o Google Drive. Talvez, contudo, poucos saibam que essa alternativa não é recomendada para documentos cujo conteúdo é sensível, gerando a figuração da cláusula de confidencialidade no contrato entre você e seu cliente.
Para quem não leu os termos de uso da conta, a simples visualização de um arquivo enviado para seu Gmail, por exemplo, torna-o propriedade da Google). Diz a lenda que baixá-lo para seu computador para só então visualizá-lo é mais seguro. Isso é relatado em um artigo que li há muito tempo e, infelizmente, não consigo encontrar.
De todo modo, embora a questão de confidencialidade seja pouco discutida no Brasil, no exterior, a empresa por trás da ferramenta de busca mais famosa no mundo enfrenta processo atrás de outro por violar a legislação de proteção à privacidade da população em geral (inclusive daquela que não usa seus serviços: descobriu-se que um dos carros do Google Street View, além de registrar fotos das ruas, interceptava mensagens de SMS dos transeuntes e emails de outros).
Além do mais, a Google acabou de revelar que nenhum usuário de Gmail deve esperar privacidade nas mensagens enviadas e recebidas através da sua conta. Os olhos da empresa estão observando as mensagens trocadas por nada menos do que 425 milhões de pessoas. Leia a revelação devastadora aqui (em inglês).
Embora já soubesse que isso era mais do que provável de acontecer, mas, ainda assim, optasse por usar o serviço, venho a público desencorajar o uso do Gmail, também, para encaminhamento de arquivos confidenciais. O mesmo se aplica para quem usa o Google Translate. Se possível, e acharem necessário, avisem seus clientes.
Fica a dica e a leitura abaixo.
Bom proveito e boa reflexão!
Seus arquivos no Google ou SkyDrive não são tão seus assim
Big google is watching you
The high price of free translation
Google: don't expect privacy when sending to Gmail
Google Street View privacy concerns
Google Street View broke Canada's privacy law with Wi-Fi capture
Nenhum comentário
Postar um comentário