Header Ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6 artigos sobre localização de jogos



Localização certamente é um tema que aprecio muito e vocês já ouviram falar mais de uma vez por aqui. Também é tema de um livro que estou participando como co-autora ao lado de Cristiane Roscoe Bessa e Raquel Barroso e deve ser lançado em meados de 2013. Mas, enquanto a obra não sai, pretendo falar muito ainda sobre o assunto em outros áreas pertinentes, como a de jogos. 

Como estou sem tempo de escrever satisfatoriamente sobre o tema, selecionei alguns artigos bem interessantes para dar uma ideia sobre o que se trata a localização de jogos. Embora largamente empregada no Brasil, a localização, e em especial a localização de jogos, ainda não recebeu a devida atenção nos círculos de discussão acadêmicos nem, até onde pude observar, mesmo nas esferas blogueiras nacionais, por isso os artigos estão em inglês. Apesar disso, espero que gostem bastante, pois esta é apenas a primeira leva!!!


A Few More Bad Video Game Translations

An Inside Look at Video Game Localization (Part I)

So, you want to be a video-game translator?

An inside look at video game localization

Video games as a new domain for translation research


2 comentários

Seiti Nakamura disse...

Parabéns pela matéria!
Este é um assunto pouco procurado aqui no Brasil.
Você saberia me dizer onde posso encontrar mais matérias sobre o assunto?

Muito obrigado

Matthew Dixon disse...

Good references on articles about localization. I would only point out to the massive use of a machine translation which sometimes can be inaccurate instead of hiring a professional translation agency or a freelancer translator that has a lot of experience.