Header Ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeos: A postura correta para usar seu Computador

Se você tem dor nas costas ou qualquer outro tipo de lesão nas mãos, braços e pernas devido a longas jornadas em frente ao computador, ou simplesmente passa muito tempo sentado, então este artigo é para você.




O ofício de tradução não exige apenas uma boa postura profissional no trato com os clientes e os trabalhos a serem desempenhados, mas também com o próprio corpo. Por ser um tipo de atividade em que se passa muitas horas sentado, pode acarretar problemas de saúde como dor crônica nas costas e outras lesões localizadas nos ombros, no pescoço ou nos pulsos.  As medidas para se evitar ou minimizar este tipo de desconforto são simples e básicas, em que a primeira consiste em se atentar à forma de se sentar corretamente e a segunda em fazer pausas de até trinta minutos para alternar entre trabalho e atividade física.

Apresentarei uma série de artigos para discutir sobre o tema, pois o considero de extrema importância para o bem estar da profissão.


Áreas de lesão mais comum em quem passa muito tempo sentado

Para começar, apresento uma campanha lançada em 2010 pela Vodafone, operadora de dispositivos móveis na Europa, por meio de três vídeos a fim de demonstrar a forma incorreta como lidamos com diversos recursos eletrônicos no dia a dia, seja no trabalho ou em casa (ou ambos os casos quando se trata de tradutores) e as soluções para remediá-la.

Em casa

Este vídeo visa chamar atenção a pequenos hábitos a que somos acostumados quando usamos o computador em casa, onde a tendência é ficarmos mais relaxados devido ao ambiente familiar, mas prejudiciais para nossa coluna. As dicas para adotar uma postura mais saudável são bastante simples e podem ser adotas usando objetos domésticos como almofadas e livros. A operadora chama atenção ainda para a importância de interromper a jornada de trabalho a cada trinta minutos para praticar alguma atividade física ou simplesmente, alongar-se. 



No trabalho

É cada vez mais comum o uso de dispositivos móveis em praticamente todos os momentos de nossa vida, quer estejamos em trânsito ou em uma fila de espera, para fins de trabalho ou meramente gastar o tempo ocioso. Pensando nisso, a Vodafone criou outro vídeo bastante pontual, mostrando mais uma vez que podemos lançar mão de recursos ao nosso alcance, como uma maleta ou uma almofada de hotel, para solucionar de forma rápida e prática eventuais problemas de postura. São apresentados também exercícios a serem feitos regularmente durante o uso prolongado do dispositivo.


No dia a dia

Conforme mencionado no tópico anterior, dispositivos móveis (Tablets, computadores portáteis e telefones celulares de última geração) têm se tornado acessórios indispensáveis para muitos profissionais, tanto em termos de necessidade como de entretenimento. Equipados com tecnologias cada vez mais avançadas, incluindo acesso à internet e programas executando sistemas operacionalis equivalente aos de computadores, estes aparelhos respondem por uma parcela importante sobre a forma com que nos comunicamos atualmente. Não é raro, portanto, recorrermos a eles para verificar correios eletrônicos, trocar mensagens com clientes, amigos e familiares, fazer transferências bancárias ou mesmo editar textos, entre outras infinitas possibilidades. Neste sentido, o último vídeo da Vodafone sobre o assunto traz situações cotidianas protagonizados por estes recursos e sugestões para que os utilizemos de maneira mais saudável. 


Espero que tenham gostado da primeira parte da série e, principalmente, não deixem de adotar e praticas essas dicas!

Nenhum comentário