Agosto: Mês das Mulheres na Tradução
✎ por Janaina de Aquino
O Mês das Mulheres na Tradução é celebrado no exterior em agosto, com descontos de livros em várias livrarias ao redor do globo, além de palestras para conscientizar sobre a baixa representatividade de obras escritas por mulheres.
A iniciativa foi sugerida pela tradutora e blogueira Meytal Radzinski ao constatar a baixa porcentagem de tradução de obras assinadas por mulheres. Segundo dados da campanha "Women in Translation", criada por Radzinski, e que resultou no banco de dados Three Percent Translation, apenas 28,7% dos livros publicados entre 2008 e 2018 (incluindo os lançamentos previstos) são de autoras femininas. De acordo com um levantamento publicado pela tradutora, isto corresponde a 1,394 livros em um universo de 4.849. E quais são essas obras? Clique aqui e as descubra por nome, editora, autora, país, ano etc (será aberta uma planilha do Excel). Constam 23 títulos do Brasil!
Quem deseja acompanhar o tópico, pode seguir a hashtag #WomenInTranslation e as postagens da página Women in Translation!
Nenhum comentário
Postar um comentário